1... Este trabalho foi elaborado por Maria Goretti A. Moreira e Sheila Maria Guimarães de Sá, visando à obtenção de créditos na disciplina de Cultura ministrada pelo Prof. Dr. Celso Corrêa Pinto de Castro em 2003.2 no Mestrado Profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC-FGV.
A entrevista com Darcy Ribeiro foi realizada em novembro de 1995 por uma equipe de pesquisadores do Museu do Índio, da qual Maria Goretti A. Moreira e Sheila Maria Guimarães de Sá fizeram parte. O registro original encontra-se no Museu do Índio.
Bet'rra, Bet'rra-yegi são os nomes que Darcy Ribeiro recebeu dos Kadiwéu/MS em sua primeira expedição, em 1947. Na época, levou consigo o livro de Guido Boggiani, que havia feito pesquisa entre eles muitos anos antes. Os Kadiwéu, ao verem as ilustrações no livro, reconheceram que eram as que haviam feito para Boggiani, a quem chamavam de Bet'rra, e por quem nutriam grande afeição. Sabedores, por Darcy, da morte de Boggiani por seus inimigos tradicionais, os Xamacoco/MS -, passaram a chamar Darcy Ribeiro de Bet'rra-yegi (Bet'rrazinho): o doutor yegi, o doutorzinho, magrinho em contraposição a Boggiani, um italiano alto, grande e com um vozeirão, segundo os Kadiwéu.
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2... Primeiro Bloco: "O Serviço de Proteção aos Índios" Darcy Ribeiro trabalhou na Seção de Estudos do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), de 1947 a1957, dedicando-se aos estudos etnográficos de várias sociedades indígenas, destacando-se principalmente pelos estudos desenvolvidos entre os Urubu-Kaapor e os Kadiwéu, entre os quais deixou-se adornar com as belíssimas pinturas facias daquele povo.
O Serviço de Proteção aos Índios foi criado em 1910 por inspiração do Marechal Cândido da Silva Rondon, sendo em 05/12/1967 substituído pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI.
Segundo Bloco: "A Questão Indígena e a Proteção Compensatória"
Terceiro Bloco: "O Museu do Índio" Darcy Ribeiro como etnólogo, membro da Seção de Estudos do SPI - SE, foi o organizador do Museu do Índio, inaugurado em 19 de abril de 1953.
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3... O Museu do Índio é detentor da "coleção Darcy Ribeiro", um conjunto de peças etnográficas recolhidas por ele durante seus períodos de estudos de campo.
Dezenove de abril é a data em que se comemora o Dia do Índio Americano, instituído por Getulio Vargas em 1943.
Crédito Direção, Roteiro e Pesquisa: Maria Goretti A. Moreira & Sheila Maria G. de SÁ
Câmera: Marcelo Reis
Edição: Laurent M. M. Venot
Produção: Ana Moreira e Maria Elizabeth Brêa Monteiro
Imagens adicionais: acervo Museu do Índio
Agradecimentos: CTAv/Funarte & Museu do Índio/FUNAI
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4... -son souvant dits de "plume et maracá" (d'origine indienne) est réalisée hors des périodes rituelles des divinités africaines, devenant ainsi autonome. Tout cela indique un développement historique particulier à ces formes de culte devant les forces agissant dans la société qui les entourent et montre une stratégie de survie propre aux groupes de la région. Récemment le Candomblé de Bahia et l'Umbanda de Rio de Janeiro et São Paulo ont excercé une grande influence dans les maisons de culte du Maranhão. Cela a produit des changements dans les rituels, les costumes, le vocabulaire autochtone et le panthéon du Tambor de Mina. Le Tambor de Mina n'étant donc pas une tradition monolithique presente des variantes qui justifient les dénominations Mina-Jeje, Mina-Nagô, Mina-Caboclo ou Mata (cette dernière fortement influencée par les pratiques provenant de l'intérieur de l'état, en particulier du village de Codó). Cette variété de traditions d'une richesse rituelle et musicale sans pareil revète un grand interet sonore et visuel. (26 mn, 1997)
Réalisation, Image et son: Ricardo Canzio & Laurent Venot
Montage: Didier Boclet